top of page
Buscar

Bloqueios intervencionistas - exemplos de casos reais

  • Foto do escritor: Ricardo B
    Ricardo B
  • 14 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Bloqueios intervencionistas - exemplos de casos reais


O objetivo desta postagem é apenas ilustrativo, para exemplificar a utilidade de um procedimento intervencionista em alguns casos. Lembrando que cada paciente possui um problema específico de saúde e diferentes soluções podem ser apresentadas, sendo que as respostas podem ser diferentes para cada indivíduo. Para tal objetivo, foram selecionados dois casos de sucesso realizados em 2024, um caso (mais complexo) de um paciente com dor relacionada a um câncer, e outro caso de um paciente com um quadro de dor mais prevalente ("comum"). Os casos, com suas queixas, sintomas e condutas, estão simplificados.


1) Caso realizado em maio/2024 - dor de origem que não é relacionada ao câncer: paciente WHMP, 64 anos


Queixa: dor na região posterior do pescoço (atrás) há cerca de 1 ano, todos os dias, de intensidade moderada, que atrapalhava o sono e suas atividades diárias, pior à noite, não teve melhora significativa com nenhum tratamento proposto até então. Ao exame: nenhum sinal relevante. Exame de ressonância (feito em abril/2024): discopatia degenerativa com estenose foraminal significativa e bilateral em C5-6, com compressão de raizes emergentes C6, processo degenerativo das articulações uncovertebrais entre C3 e C6, e comprometimento interapofisário a direita em C7-D1. Proposto ao paciente procedimento intervencionista. Solicitado ao plano de saúde autorização do procedimento dia 15 de maio, autorizado no dia 29 de maio, procedimento agendado com o paciente (melhor data para ele) para dia 10 de junho, final da tarde. Paciente internou no hospital no meio da tarde, foi realizado procedimento no final da tarde, no centro cirúrgico, com utilização do aparelho de ultrassom e sob sedação, teve alta para casa a noite. Retornou 3 dias após no consultório, para reavaliação, sem dor nenhuma.


2) Caso realizado em maio/2024 - dor de origem relacionada ao câncer: paciente AN, 59 anos


Queixa: paciente portador de um câncer no fígado, internado em hospital de alta complexidade por conta de dor de difícil controle no início de maio, na parte superior do abdome. Mesmo com altíssimas doses de morfina (e outros analgésicos), paciente relatava dor de intensidade máxima (10 de 10), o tempo todo, não conseguia sentar-se ou deitar-se de barriga para baixo. Após análise dos exames de imagem, proposto procedimento intervencionista cujo objetivo era neutralizar a trasmissão da dor de nervos que conduzem a dor (através da injeção de uma substância química) que tem origem no fígado e órgãos adjacentes. Realizado procedimento em meados de maio, no centro cirúrgico, com uso do aparelho de raio-X, sob anestesia geral. Paciente após o procedimento na recuperação anestésica já com alívio total da dor (dor zero), no dia seguinte mantinha dor zero e iniciou demais cuidados para a alta.





 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

© 2024 por Dr. Ricardo Baraldo

bottom of page