Ondas de Choque no Tratamento da Dor: Como funciona?
- Ricardo B
- 17 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de abr. de 2024
Ondas de Choque no Tratamento da Dor: Como funciona?
No universo do tratamento da dor, os avanços tecnológicos têm oferecido alternativas inovadoras que prometem alívio eficaz e sustentável para pacientes que sofrem de condições crônicas. Entre essas inovações, o procedimento de TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE se destaca como uma opção promissora, oferecendo uma solução minimamente invasiva para o manejo da dor. Este texto tem como objetivo esclarecer o que são as terapias com ondas de choque, explorar seus benefícios e discutir os riscos associados, visando equipar os pacientes com informações valiosas para tomar decisões informadas sobre o tratamento da dor.
O que é a Terapia por Ondas de Choque?
É um procedimento médico no qual o equipamento emite ondas acústicas de alta energia que são aplicadas em áreas específicas do corpo. Elas atravessam o tecido e resultam na regeneração celular, no aumento do fluxo sanguíneo na região afetada, na aceleração do metabolismo celular, o que pode promover a cura das lesões e o alívio da dor.
Além disso, ajudam a reduzir a dor e a inflamação, liberando substâncias químicas no corpo que possuem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Em resumo, um tratamento sem cirurgia, realizado em consultório, sem efeitos colaterais graves e sem necessidade de internação hospitalar. A TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE produz grandes doses de energia para pontos dolorosos e desencadeia o processo de cicatrização e regeneração. Este efeito é favorável para condições de dor persistente das articulações, tendões e músculos.

Sou um CANDIDATO a esta terapia?
Esta terapia é uma ótima opção para quem procura uma solução não invasiva para a dor persistente. Está indicada para dores musculoesqueléticas e aquelas que envolvem tecidos conjuntivos, como ligamentos e tendões, em diversas regiões do corpo, como: ombros, cotovelos, punhos, costas, quadris, joelhos, tornozelos, pés. A seguir, são alguns dos problemas de saúde que são possíveis de tratamento com terapias de ondas de choque:
- Tendinopatias
- Bursites
- Síndrome do manguito rotador
- Epicondilites
- Síndrome do túnel do carpo
- Dor miofascial
- Síndrome dos adutores
- Síndrome trocantérica
- Esporão do calcâneo
- Fascite plantar
- Dor articular
- Artrose
O que se SENTE durante a terapia?
Irá ter a sensação de pressão sobre o local doloroso. A terapia é bem tolerada pela grande maioria dos pacientes. E pode ser sempre ajustada de acordo com o seu feedback.
Quanto tempo dura o TRATAMENTO? De quantas SESSÕES preciso?
Um tratamento típico leva cerca de 10 minutos, por área afetada. O número de sessões será individualizado, recomenda-se em média 4 sessões, podendo ser estendidas em casos mais resistentes. Normalmente, o intervalo entre as sessões são de 7 dias, mas pode variar dependendo da técnica realizada e da doença. O ajuste da intensidade das ondas é realizado pelo médico, de acordo com a alteração de cada paciente.
Quando começo a ver RESULTADOS?
Irá sentir um alívio após a primeira sessão e os resultados continuarão a melhorar nas próximas semanas
Tenho marcapasso, posso fazer este tratamento? Quais outras condições em que esse tratamento não é possível?
Infelizmente, quem tem marcapasso não pode fazer este tratamento. Outras condições que não permitem a realização desse procedimento são: gestantes, pacientes em uso de anticoagulantes, e pacientes que tenham eletrodo de estimulação medular. Para outras condições ou dúvidas específicas, procure seu médico.
Posso fazer atividade física após?
Não recomendamos a realização de atividade física nas 48h antes do procedimento, bem como nas 48h após o procedimento. A mesma recomendação é feita para o uso de gelo no local da lesão.
Quais são os tipos de aparelhos de ondas de choque?
Existem dois tipos principais de dispositivos de ondas de choque: focal e radial. Eles diferem na maneira como as ondas são geradas e aplicadas, bem como em suas aplicações clínicas. O aparelho focal de ondas de choque é considerado mais moderno, entrega ondas de alta energia e que podem ser precisamente direcionadas para tecidos localizados em profundidades maiores, até 12-15 centímetros. Esse aparelho utiliza uma única onda que converge em um ponto focal preciso, o que permite um tratamento mais direcionado, sendo mais comumente usado para tratar condições mais profundas, como tendinopatias crônicas (por exemplo, tendinite calcária do ombro), pseudartrose (não união óssea após fratura), e outros problemas profundos nos tecidos.
Esse aparelho está disponível em Florianópolis?
Sim, a clínica Soma possui este aparelho. Entre em contato para mais informações (contato na página inicial do site).

Onde consigo mais informações sobre este tratamento e o aparelho?
Recomendo pelo Instagram acessar o seguinte perfil:
@btlmedicalbrazil
A seguir uma figura com as possibilidades terapêuticas com terapia de ondas de choque (em inglês):



Comentários