Dor abdominal e coxa e o bloqueio dos nervos Iliohipogástrico e ilioinguinal
- Ricardo B
- 21 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2024
Dor abdominal e coxa e o bloqueio dos nervos Iliohipogástrico e ilioinguinal: Aliviando Dores Abdominais e na Coxa
Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveis causas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança.
Neste texto, irei falar brevemente sobre o bloqueio dos nervos iliohipogástrico e ilioinguinal e sua utilidade no manejo de alguns tipos de dores crônicas.
Causas e Diagnóstico:
Lesões destes nervos podem ocorrer após cirurgias como apendicectomias e cesarianas.
O diagnóstico foca na história clínica do paciente.
Os nervos iliohipogástrico e ilioinguinal emergem do ramo ventral da raiz de L1 e promovem a inervação sensitiva de parte superficial da coxa e da região abdominal. Lesão dos nervos pode ocorrer em cirurgias como apendicectomias, herniorrafias inguinais, cesarianas, histerectomias e cirurgias laparoscópicas de uma forma geral (no local de inserção dos trocaters).
A grande maioria dos pacientes com quadro característico possuem uma história prévia de cirurgia, porém uma parte dos pacientes não possui nenhum histórico prévio de trauma/cirurgia.
O quadro clínico de acometimento desses nervos é caracterizado por dor na região baixa da parede abdominal e coxa, ocasionalmente com irradiação para a área genital.
O diagnóstico é basicamente clínico. Não há um exame único, seja laboratorial ou não, para o diagnóstico da neuralgia. Geralmente dores de origem visceral (de "órgãos") são mais profundas e mal localizadas.
Tratamento Intervencionista:
Bloqueios nervosos guiados por ultrassom para alívio da dor.
Opções adicionais incluem radiofrequência e neuroestimulação.
Benefícios do Tratamento:
Alívio significativo da dor e melhoria na qualidade de vida.
Um bloqueio serve como diagnóstico e parte terapêutico. Caso o paciente responda bem a injeção analgésica, é possível/recomendado a repetição do procedimento.
Outras opções descritas de tratamento são: radiofrequência, exploração cirúrgica, ou implante de neuroestimulador periférico.
Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para realizar o bloqueio destes nervos. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso do aparelho de Ultrassom para a localização dos nervos (e visualização de outras estruturas próximas).
Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom,clique no botão e acesse (conteúdo em inglês):
As informações acima foram adaptadas de:
Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional Pain Management:AnIllustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


Comentários