Dor na coxa e o bloqueio do nervo cutâneo lateral femoral
- Ricardo B
- 28 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2024
Dor na coxa e o bloqueio do nervo cutâneo lateral femoral - Alívio para Dor na Coxa:
Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveis causas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança.
Neste texto, irei falar brevemente sobre o bloqueio do nervo cutâneo lateral femoral e sua utilidade no manejo de alguns tipos de dores crônicas na coxa.
O nervo cutâneo lateral femoral é um nervo basicamente sensitivo, ou seja, sem funções motoras. Usualmente ele emerge por baixo do ligamento inguinal (há variações anatômicas), sendo geralmente visualizado em um sulco de gordura entre os músculos sartório e tensor da fáscia lata.
A área inervada pelo nervo cutâneo lateral femoral compreende uma ampla porção lateral da coxa. O comprometimento deste nervo causa um tipo de dor em queimação e formigamento, que pode se estender da coxa até o joelho. É também conhecida como meralgia parestesica. É menos frequente quando ocorre bilateralmente. A dor pode ser agravada ao ficar em pé ou com a extensão do quadril, e melhora ao sentar.
Diagnósticos importantes de exclusão são dores relacionadas a estruturas próximas como a crista ilíaca, que pode ser acometida por metástases ou fratura. Em um paciente com meralgia parestesica severa/avançada, o nervo costuma ficar mais engurgitado/visível à ultrassonografia.
Benefícios do Procedimento:
Alívio eficaz da dor e melhoria na qualidade de vida.
O diagnóstico é basicamente clínico. A eletroneuromiografia pode ser útil. Um bloqueio serve como diagnóstico e parte terapêutico. Caso o paciente responda bem ainjeção analgésica, é possível/recomendado a repetição do procedimento.
Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para realizar o bloqueiodestes nervos. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso doaparelho de Ultrassom para a localização dos nervos (e visualização de outras estruturaspróximas).
Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom,cliqueno botão e acesse (conteúdo em inglês):
As informações acima foram adaptadas de:
Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional PainManagement:AnIllustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019.https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


Comentários