top of page
Buscar

Dor no cotovelo, punho e mão e a medicina intervencionista

  • Foto do escritor: Ricardo B
    Ricardo B
  • 22 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jan. de 2024

Dor no cotovelo, punho e mão - Entendendo a Dor no Cotovelo, Punho e Mão e o Papel da Medicina Intervencionista:


Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveis causas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança.


Neste texto, irei falar brevemente sobre algumas possibilidades de intervenções para o manejo de alguns tipos de dores crônicas no cotovelo, no punho e na mão.


Se você está enfrentando dores persistentes no cotovelo, punho ou mão, a medicina intervencionista pode oferecer soluções inovadoras.


As causas mais frequentes de dor crônica no cotovelo incluem as tendinopatias das musculaturas ao redor, flexoras e extensoras (conhecidos como cotovelo "do tenista" e "do golfista'), além de causas de degeneração ("artrose") das articulações entre os ossos. Podem ser injetados anestésicos locais e corticoides, e também em alguns casos PRP e outros derivados.


Em relação ao punho e mão, a causa mais comum é a síndrome do túnel do carpo, que cursa com um quadro de formigamento e dor em algumas áreas específicas que correspondem à inervação de um nervo específico, o nervo mediano. Esse tipo de dor tem costume de ser pior à noite, e piorar com o uso repetitivo. A ultrassonografia e/ou a eletroneuromiografia são exames que podem ser úteis no diagnóstico dessa patologia. A possibilidade de intervenção para o manejo da dor, nesses casos, é inclusive recomendada por algumas sociedades (como a Sociedade Americana de Ortopedia) como uma opção a ser considerada antes de uma eventual realização de cirurgia.


Outros pontos e patologias possíveis e frequentes de intervenção no punho e na mão são a tenossinovite de De Quervain (que causa um tipo de dor no punho um pouco "acima" da região do "dedão"), as dores relacionadas ao dedo em gatilho e as dores relacionadas a alterações nas articulações do punho e da mão.


Os diagnósticos compreendem, além das queixas do paciente, o exame clínico, e também alguns exames como ressonância magnética e eletroneuromiografia em alguns casos. Um bloqueio serve como diagnóstico e parte terapêutico. Caso o paciente responda bem ainjeção analgésica, é possível/recomendado a repetição do procedimento.


Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para ajudar no tratamento desses tipos de dores. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso do aparelho de Ultrassom para a localização dos nervos (e visualização de outras estruturas próximas).


Vantagens:


  • Redução da dor, melhora da mobilidade e da qualidade de vida.


Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom,cliqueno botão e acesse (conteúdo em inglês):



As informações acima foram adaptadas de:


Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional PainManagement:AnIllustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019.https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

© 2024 por Dr. Ricardo Baraldo

bottom of page