Dores abdominais e pélvicas e o bloqueio do nervo genitofemoral
- Ricardo B
- 7 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2024
Dores abdominais e pélvicas e o bloqueio do nervo genitofemoral - Tratando Dores Abdominais e Pélvicas
Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveis causas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança.
Neste texto, irei falar brevemente sobre o bloqueio do nervo genitofemoral e sua utilidade no manejo de alguns tipos de dores crônicas.
Sobre o Nervo Genitofemoral:
Localizado na região lombar, é responsável por sensações na região abdominal inferior e pélvica.
O nervo genitofemoral tem origem nos nervos espinhais L1 e L2 principalmente, sendo parte do plexo lombar. É um nervo eminentemente sensitivo, exceto pelas fibras motoras para o músculo cremaster. Divide-se em ramos genital e ramo femoral em qualquer local abaixo do ligamento inguinal.
A área inervada pelo ramo femoral do genitofemoral é a região inguinal imediatamente inferior a área inervada pelo nervo iliohipogástrico.
Causas e Diagnóstico:
Pode ser causada por trauma cirúrgico.
Diagnóstico baseado em sintomas clínicos.
A neuralgia do nervo genitofemoral é uma causa comum de dor crônica abdominopélvica. Pode ocorrer devido a trauma cirúrgico (cirurgias no abdome inferior/pelve, especialmente herniorrafia inguinal laparoscópica) ou não.
Clinicamente pode-se associar a dor em área característica (abdome inferior com irradiação para a parte interna da coxa, e para grandes lábios na mulher, ou parte anterior do escroto no homem), com uma história clínica de possível lesão neural. Importante destacar que nem sempre é fácil "separar" a área de dor correspondente ao nervo genitofemoral da correspondente ao iliohipogástrico-ilioinguinal.
O diagnóstico é basicamente clínico. Não há um exame único, seja laboratorial ou não, para o diagnóstico da neuralgia. Geralmente dores de origem visceral (de "órgãos") são mais profundas e mal localizadas.
Tratamento:
O bloqueio do nervo, realizado com ultrassom, alivia a dor.
Outras opções incluem radiofrequência e neuroestimulação.
Benefícios do Bloqueio:
Alívio da dor e melhoria na qualidade de vida.
Um bloqueio serve como diagnóstico e parte terapêutico. Caso o paciente responda bem a injeção analgésica, é possível/recomendado a repetição do procedimento.
Outras opções descritas de tratamento são: radiofrequência, exploração cirúrgica, ou implante de neuroestimulador periférico.
Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para realizar o bloqueio destes nervos. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso do aparelho de Ultrassom para a localização dos nervos (e visualização de outras estruturas próximas).
Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom,clique no botão e acesse (conteúdo em inglês):
As informações acima foram adaptadas de:
Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional Pain Management:AnIllustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


Comentários