Dores de cabeça e nervos occipitais
- Ricardo B
- 17 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2024
Dores de Cabeça e Bloqueio dos Nervos Occipitais: Um Tratamento Efetivo - Entenda como o bloqueio dos nervos occipitais pode ser uma solução eficaz para certos tipos de dores de cabeça crônicas.
Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveis causas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança.
Neste texto, irei falar brevemente sobre os nervos occipitais maior e menor e sua relação com dores de cabeça.
Algumas causas de dores de cabeça (cefaléias) crônicas podem se beneficiar muito de bloqueios dos nervos occipitais. São exemplos: enxaquecas, cefaléias em salvas, cefaléias cervicogênicas e neuralgia occipital.
Informações relacionadas a sensibilidade dolorosa na região occipital possuem conexão com um sistema de transmissão da dor denominado complexo trigeminocervical (e posteriormente, com tálamo e córtex). A supressão dos impulsos originários nos nervos occipitais podem levar a redução da sensibilização central (um dos mecanismos fundamentais na gênese da dor crônica).
O nervo occipital maior (NOMa) tem origem no ramo medial do ramo dorsal do nervo espinhal C2 (com contribuição de C3). Em seu trajeto, o NOMa pode sofrer uma compressão/encarceramento (entrapment) – particularmente mais frequentemente entre o musculo obliquo inferior da cabeça e o semiespinhal da cabeça. Já o nervo occipital menor (NOMe) também tem origem nos ramos mediais dos nervos espinhais C2 e C3, mas inerva a parte mais lateral da cabeça (área atrás e embaixo da orelha).
Procedimento e Benefícios:
Alívio da dor e melhoria na qualidade de vida.
Procedimento realizado com precisão.
Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para realizar o bloqueio destes nervos. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso do aparelho de Ultrassom para a localização do nervo (e visualização de outras estruturas próximas).
Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom, clique no botão e acesse (conteúdo em inglês):
As informações acima foram adaptadas de:
Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional Pain Management: An Illustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


Comentários