Dores no tórax e o bloqueio de nervos intercostais
- Ricardo B
- 7 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2024
Dores no tórax e o bloqueio de nervos intercostais - Solução para Dores no Tórax
Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveis causas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança.
Neste texto, irei falar brevemente sobre o bloqueio dos nervos intercostais e sua utilidade no manejo de alguns tipos de dores crônicas no tórax.
Os nervos intercostais são compostos por 12 pares de nervos de origem de nervos espinhais (T1-T12) e passam pelo forame intervertebral, dividindo-se em 2 ramos (ventral e dorsal). Cada nervo intercostal é acompanhado em seu trajeto por uma aertéria e uma veia. Os ramos dorais inervam a pele, musculatura e ossos do dorso.
Causas de Dor no Tórax:
Condições como herpes zoster e dores pós-cirúrgicas podem afetar os nervos intercostais.
Algumas causas de dores no tórax podem ser beneficiadas por bloqueios dos nervos intercostais, como: herpes zoster ou neuralgia pós-herpética, dor crônica pós-operatória (após toracotomia, esternotomia, cirurgia abdminal alta), algumas dores relacionadas a alguns tipos de dores no tórax. Servem também para estabelecimento de alguns diagnósticos (exemplo: quando há dor neuropática de origem nos nervos intercostais).
O Procedimento de Bloqueio:
Realizado em centro cirúrgico, com ultrassom para localizar precisamente os nervos.
Pode incluir tratamentos como radiofrequência e crioablação.
.O bloqueio dos nervos pode servir de diagnóstico e/ou de tratamento, sendo também possível alvo de radiofrequência, crioablação ou neurólise.
Benefícios e Cuidados:
Alívio significativo da dor.
O cuidado principal é evitar o pneumotórax.
Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para realizar o bloqueio destes nervos. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso do aparelho de Ultrassom para a localização dos nervos (e visualização de outras estruturas próximas).
A complicação mais temida é o pneumotórax (que é a presença de ar dentro do tórax prejudicando a respiração).
Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom,clique no botão e acesse (conteúdo em inglês):
As informações acima foram adaptadas de:
Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional PainManagement:AnIllustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019.https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


Comentários