Gânglio Estrelado e as Dores complexa regional e do Membro Fantasma
- Ricardo B
- 20 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2024
Gânglio Estrelado: Alívio para Dores Complexas Regionais e do Membro Fantasma
Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveiscausas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança.
Neste texto, irei falar brevemente sobre o bloqueio do gânglio estrelado e sua utilidade no manejo de alguns tipos de dores crônicas.
Algumas causas de dores crônicas possuem uma contribuição importante do sistema nervoso autônomo (particularmente o componente simpático). Essas fibras simpáticas fazem conexões em gânglios localizados ao lado da coluna vertebral. No caso das fibras que suprem a cabeça, pescoço e membros superiores, esses gânglios são localizadas na porção cervical da coluna. Um destes gânglios é denominado gânglio estrelado (ou cervicotorácico).
Procedimento e Benefícios:
Bloqueio do gânglio estrelado pode aliviar significativamente estas dores.
Melhora a qualidade de vida dos pacientes.
O bloqueio do gânglio estrelado pode ser utilizado no tratamento de várias dores crônicas que são mediadas em algum grau pelo sistema nervoso autônomo simpático (e também para algumas condições não-dolorosas).
- Condições médicas dolorosas:
-- síndrome dolorosa complexa regional de membros superiores
-- dor do membro fantasma
-- herpes zoster ou neuralgia pós-herpética em crânio, pescoço ou parte superior do tórax
-- cefaleia em salvas ou cefaléia atípica de origem vascular
-- angina pectoris intratável
- Condições médicas não dolorosas:
-- Doença de Raynaud
-- Doença vascular obstrutiva periférica
-- Hiperidrose
-- Linfedema
-- Arritmia ventricular intratável
Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para realizar o bloqueio deste gânglio. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso do aparelho de Ultrassom para a localização do gânglio (e visualização de outras estruturas próximas).
Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom, cliqueno botão e acesse (conteúdo em inglês):
As informações acima foram adaptadas de:
Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional Pain Management: AnIllustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


Comentários