Neuralgia do nervo pudendo
- Ricardo B
- 28 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2024
Dor Pélvica e a neuralgia do nervo pudendo - Compreendendo e Tratando a Dor Pélvica:
Em alguns textos aqui no site irei abordar, de forma ilustrativa e superficial, algumas possíveis causas de dores crônicas, e como a medicina intervencionista pode ajudar nos tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico da sua confiança
. Neste texto, irei falar brevemente sobre o nervo pudendo e sua relação no manejo de alguns tipos de dores crônicas na pelve.
Sobre a Condição:
Dor entre o ânus e os órgãos genitais, agravada ao sentar.
Comumente tratada com bloqueios diagnósticos e terapêuticos.
A neuralgia do pudendo é definida como uma dor crônica na região do períneo. O nervo pudendo é formado por ramos das raízes S2, S3 e S4, e origina os ramos dorsal do pênis (ou clitoris), ramo retal inferior e perineal. Em algumas porções do trajeto do nervo pudendo, pode ocorrer compressão ("entrapment").
O nervo pudendo contem fibras motoras (controla o esfíncter anal externo) e sensitivas (pele do penis/clitoris, região do períneo e porção mais posterior do escroto/grandes lábios.
A dor relacionada a neuralgia do pudendo é uma dor em uma área entre o ânus e o pênis/clitóris, agravada ao sentar, não tão intensa a ponto de despertar a pessoa a noite, e que pode ser aliviada com um bloqueio diagnóstico.
O diagnóstico é basicamente clínico. Não há um exame único, seja laboratorial ou não, para o diagnóstico da neuralgia.
Diagnóstico e Procedimento:
Diagnóstico baseado em sintomas clínicos, sem exame específico.
Bloqueio do nervo pudendo guiado por ultrassom para alívio da dor.
Um bloqueio serve como diagnóstico e parte terapêutico. Caso o paciente responda bem a injeção analgésica, é possível/recomendado a repetição do procedimento.
Benefícios do Tratamento:
Alívio da dor e melhora na qualidade de vida.
Assim, o médico da dor pode se utilizar da medicina intervencionista para realizar o bloqueio deste nervo. O procedimento é usualmente realizado em centro cirúrgico, com o uso do aparelho de Ultrassom para a localização dos nervos (e visualização de outras estruturaspróximas).
Para maiores detalhes de como esse procedimento é realizado com a ajuda do ultrassom,clique no botão e acesse (conteúdo em inglês):
As informações acima foram adaptadas de: Peng, P.; Finlayson, R.; Lee, S.H.; Bhatia A. Ultrasound for Interventional Pain Management: AnIllustrated Procedural Guide. Springer Cham. 2019.https://doi.org/10.1007/978-3-030-18371-4


Comentários